Ata da Reunião Administrativa do Centro Acadêmico de História “Gabriel Roy” - Gestão Palmares – 25/05/2010 – Unesp Franca
A 2º reunião administrativa do Centro Acadêmico de História se iniciou as 17hr e 20 min, contando com 23 assinaturas na lista de presença, com a seguinte pauta:
- Informes
-Greve das Estaduais
-Funcionamento do CA
Iniciando a reunião, Camila, do Centro Permanente de Cultura, colocou o convite as pessoas do CAH de articularem, junto com as demais entidades, uma Festa Junina no campus, sendo que cada entidade possa montar uma barraca. Pede para que um representante do CAH vá à reunião na próxima quinta feira (27) as 17hras, no campus novo. Raul se disponibiliza a representar o CAH.
Tassia sugere um novo ponto de pauta: Encontro de mulheres da Conlutas. Sendo colocado em votação, o ponto foi aprovado.
Vinicius Lopes pede informações sobre o caixa do CAH. Os membros da gestão esclarecem que não tiveram nenhum acesso ainda ao dinheiro da antiga gestão.
Vinicius Alencar coloca que, informado por Ricardo, da antiga gestão, há duas caixas de correspondência na casa do mesmo, e que se faz necessário que alguém da atual gestão se disponibilize de buscá-las.
Com a confusão da discussão, é proposta a inversão da pauta de reunião, já que todos os informes pedidos vão de encontro ao funcionamento do CAH. Dominique, Davi, Gustavo e Agnaldo defendem a inversão com falas. Leandro explica o porquê da ordem da pauta e argumenta a favor da ordem já estabelecida. É colocada em votação, a proposta de inversão ganha por contraste.
1. Funcionamento do CAH
Muitos alunos perguntam do espaço físico do Centro Acadêmico no Campus Velho, e o acesso da nova gestão as coisas da antiga gestão do CAH. Esclarecido, por membros da atual gestão, que ainda não se tem a chave, se coloca a necessidade da urgência do envio do ofício para a direção, reconhecendo o CAH e a liberação da chave.
Leandro propõe encaminhamentos mais diretos das questões burocráticas, com a chapa se comprometendo a trazer um relatório sobre caixa, sala, chave etc. na próxima reunião administrativa, na semana seguinte.
Dominique propõe que, como nas outras gestões, as reuniões do CA serem dividas em reunião administrativa (voltada para os tramites burocráticos) e reunião política.
Vinicius Lopes se coloca contra tal divisão, argumentando que a reunião, com pontos políticos e administrativos contextualizam melhor as decisões a serem tomadas.
Leandro argumenta contra tal divisão também, e passa as questões mais práticas da parte administrativa, como CineCAH e a importância do seu funcionamento, as discussões a serem colocas no Jornal (conjuntura da comunicação), propõe a criação de uma revista teórica, com conteúdo mais científico do curso, a importância do funcionamento (até político) dos representantes de sala e a questão dos representantes discentes.Vinicius Lopes propõe que haja uma reunião para que seja colocada em ampla discussão a questão dos representantes por sala. Sendo aceita a proposta por unanimidade, a reunião será marcada. Agnaldo coloca idéias para o funcionamento do jornal. Rafael, do curso de direito, propõe que hajam discussões mais pontuais, ouvindo as propostas de todos os presentes na sala. Rodrigo propõe que sejam discutidos os pontos do CAH e que os delegados sejam discutidos numa reunião a parte. Gustavo propõe que sejam tiradas comissões para trazer relatórios e idéias na próxima RA referentes ao CineCAH e ao Jornal. Aberta a discussão novamente, são feitas duas propostas: proposta 1- fazer a discussão dos pontos a serem tratados no jornal e no cine na RA e encaminhamento de comissões; proposta 2 - tirar comissões que discutam os pontos do cine e do jornal e que tais comissões tragam a discussão na próxima RA. Colocada em votação, a proposta 1 vence. Rene explica a proposta do cineCAH, focando o intuito de fazer discussões, aproximar os estudantes do CA. Após longa discussão, ficou a cargo da comissão propor horário, periodização, filmes, sendo embasada pela temática, definida na reunião, focando movimentos sociais, políticos e estudantis. A proposta de novas temáticas também será definida nas próximas RA’s.
Filipe propõe que o tema trabalhado no Cine também seja contemplado no Jornal. A comissão do jornal, a princípio, ficará responsável pelo levantamento de custos e a articulação do jornal, além de investigar maneira de bancar tais custos.
Leandro coloca a urgência da elaboração de um jornal.
Gustavo esclarece as diretrizes que o jornal deve tomar: quem pode publicar, liberdade de expressão, jornal independente, seleção de textos. Todos os pontos devem ser esclarecidos pela comissão.
Vinicius Lopes propõe que haja uma verificação periódica em assembléia de curso dos temas tratados no jornal.
Tendo avançado muito na hora, a reunião se encerrou sem que todas as pautas fossem tratadas. As pautas Greve das Estaduais e Encontro de Mulheres da Conlutas, serão tratadas numa próxima reunião a ser realizada quinta feira (27) e as pendências com o Funcionamento do CAH ficou para uma reunião na próxima semana, a ser marcada e divulgada. Além disso, as comissões serão formadas a partir de membros do CAH, tendo estes se comprometido a passarem nas salas divulgando e convidando para a elaboração das atividades.
Como falado na reunião, essa ata será passada por e-mail aos seguintes presentes que assinaram a lista:
Letícia Christmann
Bruno de Carvalho Belmonte
Rodrigo Rufino
Vinicius Lopes Henriques
Pedro Henrique da C.C. de Jesus
Bruno Domingos Azevedo
Davi Machado da Rocha
Gustavo Garcia Toniato
Clara Braz dos Santos
Veridiana Alves Silva
Raul Cordeiro Cassoni
Filipe Pimenta Carota
Agnaldo N. P. de Souza
Tassia Arcenio
Marília Tanaka
Leandro Guanais
Rene Cezarino
Vinicius Alencar
Rafael Borges
Bárbara A. Aniceto
Dominique Souza
Priscila Ventra Trucuello
Priscila Cândido